quinta-feira, 13 de novembro de 2014

PLANO DE AÇÃO DA ACEPETI EM JUAZEIRO DO NORTE

PLANO DE AÇÕES DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL / 2014






                                                                                Juazeiro do Norte – CE
                                                                                                2014
                                                           
Município: Juazeiro do Norte - CE
 Equipe Intersetorial: Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho - SEDEST, Secretaria de Educação - SEDUC, Secretaria de Saúde - SESAU
ÓRGÃO/ENTIDADE
REPRESENTANTE
EMAIL
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI
 Kátia V. C. Lopes – Coord. do Departamento Proteção Especial

Maria Lucia Tavares Augusto  - Diretora do Programa PETI
petijua@hotmail.com

Plano de Ações de Enfrentamento ao Trabalho Infantil – 2014
 1. Campanha publicitária educativa e de sensibilização de combate ao trabalho infantil, mobilizando a Sociedade através de Blitz socioeducativas que são realizadas duas vezes ao mês, com : panfletagem, adesivagem, afixando cartazes e expondo faixas nos semáforos.
2. Ações educativas e de conscientização contra o trabalho infantil no estádio de futebol tendo como foco os donos dos bares, ambulantes e freqüentadores daquele local, através de abordagens, orientações para denunciarem essa prática abusiva e aos pais para não levarem seus filhos para o seu local de trabalho afim de que não fiquem expostas a situações de riscos, orientando também quanto à questão dos aliciadores.
3. Ações de conscientização e mobilização ao enfretamento do trabalho infantil em todas as Romarias Religiosas deste Município, através de busca ativa e abordagem social.
4. Diagnostico do trabalho infantil sendo construído nas escolas em parceria com o Programa PETECA da SEDUC.
5. Palestras nas escolas para os pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes sobre todas as formas do trabalho infantil e as conseqüências, em parceria com o Programa Bolsa Família, Programa PETECA e CRAS.
6. Ações nos Condomínios - minha Casa Minha Vida, conscientizando as famílias sobre as conseqüências do trabalho infantil e orientando para as mesmas denunciarem qualquer ato de violência contra crianças e adolescentes, sempre em parceria com a SESAU, tendo atendimento com medição de pressão arterial, teste de Glicose e assistência bucal .
7. Ações de conscientizações e mobilização contra o trabalho infantil nas comunidades dos CRAS: Aeroporto, João Cabral, Frei Damião , Timbaúbas,  São Gonçalo, Palmeirinha, Horto e Triangulo, realizando busca ativa nas ruas com parcerias com CREAS e Centro Pop com apoio de carro de som, chamando atenção da comunidade.
Ações de conscientização e mobilização.
Ação Romeiro com a Interface do CREAS, CRAS , Centro Pop e Conselho Tutelar
Ação no estádio de Futebol com a interface do CREAS, CRAS , Centro Pop e Conselho Tutelar
Blitz socioeducativas nos semáforos entre outros lugares públicos – Sistematicamente duas (02) vezes ao mês com a interface do CREAS, CRAS , Centro Pop , Conselho Tutelar e Programa PETECA
Palestras de conscientização nas escolas  - PETI em parceria com o Programa Bolsa Família e Programa PETECA
Diagnostico Social do Trabalho Infantil no Município – Sendo construído com a parceria da SEDUC.
Ação de conscientização e mobilização nas comunidades – Articulado com os CRAS.
Palestras nos condomínios – minha casa minha vida, conscientizado todos os familiares sobre as conseqüências do trabalho infantil – Contando com a interface dos CRAS e CREAS


 As ações desempenhadas para combater o trabalho infantil em Juazeiro do Norte: são desenvolvidas pela Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho – SEDEST através do Programa PETI com ampla articulação intersetorial, ou seja, ações coletivas, compartilhadas e integradas com diversas políticas públicas, como: Educação, Saúde, especialmente com a política de Assistência Social e com os Órgãos de defesa de direitos, Ministério Público do Trabalho, Conselhos Tutelares, tendo como horizonte a garantia da efetivação e da integralidade dos direitos das crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.
 A Política de Assistência Social É desenvolvida por meio da Proteção Social Básica - PSB, que tem como objetivo  prevenir situações de riscos e de reincidência da prática de trabalho infantil e a Proteção Social Especial - PSE, que destinam-se à família e individuos em situação de risco pessoal e social ou violação de direitos por exploração sexual, situação de rua e situação de trabalho infantil, entre outros.
 Os equipamentos da Assistência Social como: CREAS, CRAS, Centro Pop e PETI notificam os casos de situações de trabalho infantil, compartilha com toda rede de proteção à criança e adolescentes, para ofertar os serviços necessários: atendimento psicossocial, atendimento psicológico, acompanhamento familiar, incluindo a família nos programas sociais, como: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV dentro do Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS no território da família, onde receberão atendimentos e acompanhamentos pelos técnicos e educadores através, das atividades socioeducativas, esporte, lazer, cultura e outros. Família, criança como também o adolescente são acompanhados pela equipe multiprofissional e dependendo da identificação de complexidade dos casos será encaminhados devidamente para os órgãos adequados.



Atenciosamente,

__________________________________________________                                                                               
      Maria Lucia Tavares Augusto
Diretora do PETI

_______________________________________________
Kátia V. C. Lopes
Coord. Do Departamento Proteção Especial

--------------------------------------------------------------------------------------
Francisca Delian Pinheiro de Matos

Secretaria da SEDEST

Nenhum comentário:

Postar um comentário